sexta-feira, 18 de maio de 2012


A SOCIEDADE DA APRENDIZAGEM E O DESAFIO DE CONVERTER INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO





Nossa sociedade vive um paradoxo quanto à aprendizagem. Há cada vez mais pessoas com dificuldades em aprender o que é exigido pela sociedade, porém o tempo dedicado a aprender é cada vez maior ao longo da vida.
As Tecnologias da Informação estão possibilitando aos alunos e professores novas formas de disseminar o conhecimento e que a escola não pode ignorar, pois a mesma não tem condição de apresentar toda informação relevante, porém podem formar alunos que sejam capazes de assimilar criticamente toda informação recebida. Pois não existem conhecimentos, saberes, ou pontos de vista absolutos, a educação deve ajudá-los a construir suas próprias ideias, pois não se sabe que saberes terão que dominar nas próximas décadas.
É preciso que os alunos tenham competências para a aquisição de informações, interpretação, análise, compreensão e comunicação da informação. Pois quem não assimilar as múltiplas formas culturais de representação simbólica ficará social, econômica e culturalmente empobrecido.
No entanto, para se que os alunos adquiram tais competências, faz-se necessário uma mudança, não apenas na forma de aprender dos alunos, mas também requer uma mudança na forma de ensinar dos professores, o que exige um novo perfil de aluno e professor. Tais mudanças, hoje, se tornam imprescindíveis para a sociedade do conhecimento, pois a escola é desafiada a ensinar os alunos a converter as informações disponíveis em conhecimento, neste sentido escola/professor/aluno necessitam apropriar-se das novas formas de aprender e de relacionar-se com o conhecimento em sua amplitude.

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