A SOCIEDADE DA APRENDIZAGEM E O DESAFIO
DE CONVERTER INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO
Nossa sociedade vive um paradoxo quanto à
aprendizagem. Há cada vez mais pessoas com dificuldades em aprender o que é
exigido pela sociedade, porém o tempo dedicado a aprender é cada vez maior ao
longo da vida.
As Tecnologias da Informação estão possibilitando aos
alunos e professores novas formas de disseminar o conhecimento e que a escola
não pode ignorar, pois a mesma não tem condição de apresentar toda informação
relevante, porém podem formar alunos que sejam capazes de assimilar
criticamente toda informação recebida. Pois não existem conhecimentos, saberes,
ou pontos de vista absolutos, a educação deve ajudá-los a construir suas
próprias ideias, pois não se sabe que saberes terão que dominar nas próximas
décadas.
É preciso que os alunos tenham competências para a
aquisição de informações, interpretação, análise, compreensão e comunicação da
informação. Pois quem não assimilar as múltiplas formas culturais de
representação simbólica ficará social, econômica e culturalmente empobrecido.
No entanto, para se que os alunos adquiram tais
competências, faz-se necessário uma mudança, não apenas na forma de aprender
dos alunos, mas também requer uma mudança na forma de ensinar dos professores,
o que exige um novo perfil de aluno e professor. Tais mudanças, hoje, se tornam
imprescindíveis para a sociedade do conhecimento, pois a escola é desafiada a
ensinar os alunos a converter as informações disponíveis em conhecimento, neste sentido escola/professor/aluno necessitam
apropriar-se das novas formas de aprender e de relacionar-se com o conhecimento
em sua amplitude.
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