sexta-feira, 18 de maio de 2012


NAVEGANDO EM BUSCA DO CONCEITO DE HIPERTEXTO.

A busca pelo conceito de hipertexto foi muito boa, pois ao navegar primeiro pelo google, já facilita bastante o processo de busca, outro fator que colaborou foi o complemento dos textos nos links disponíveis, pois ajuda a ampliar o conceito, através da interatividade com outros textos. Quanto ao processo de navegação, não me perdi e consegui retornar a página inicial da pesquisa. Uma das coisas que me surpreendeu foi a questão das gerações do jornalismo:
Primeira Geração: Jornalismo impresso, onde o hipertexto não passou a ser usado somente a partir do advento do jornalismo online. Ao invés da tecnologia dos links, o jornal impresso desenvolveu técnicas análogas que podem quebrar a linearidade da leitura. Ele pode ser encontrado no meio impresso, por exemplo, através de índices, rodapés, remissões, legendas, boxes, caixas de diálogo, gráficos, entre outros; Segunda Geração: Jornalismo online, A internet começou a ser utilizada com finalidade jornalística de forma expressiva em meados dos anos 90, com o desenvolvimento da Web. A partir daí, uma nova forma de informar e de se relacionar com o público surgiu: jornalismo online. Num primeiro momento, esse jornalismo não passava de uma transposição das matérias do jornal impresso para o meio digital. Em uma segunda fase, os textos começam a investir nas tecnologias informáticas, nas quais o link confere velocidade à conexão entre diferentes notícias. Os e-mails surgem como forma de comunicação com o leitor. A interatividade faz com que o leitor se sinta parte do processo e possa enviar sugestões/opiniões aos jornalistas; Terceira Geração: Jornalismo colaborativo, o  jornalismo colaborativo dá um passo a frente do webjornalismo, na medida em que quebra as barreiras entre jornalista/leitor. Surge a Web 2.0, termo que descreve o atual período da rede cuja ênfase passa da publicação para a colaboração. Nela, a abertura dos hipertextos é levada ao limite: os envolvidos compartilham a construção comum do texto. Outros pontos que gostaria de destacar são as principais características do hipertexto: Intertextualidade; Velocidade; Precisão; Dinamismo; Interatividade; Acessibilidade; Estrutura em rede; Transitoriedade; Organização multilinear.

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