NAVEGANDO EM BUSCA DO CONCEITO DE HIPERTEXTO.
A busca pelo conceito
de hipertexto foi muito boa, pois ao navegar primeiro pelo google, já facilita
bastante o processo de busca, outro fator que colaborou foi o complemento dos
textos nos links disponíveis, pois ajuda a ampliar o conceito, através da
interatividade com outros textos. Quanto ao processo de navegação, não me perdi
e consegui retornar a página inicial da pesquisa. Uma das coisas que me
surpreendeu foi a questão das gerações do jornalismo:
Primeira
Geração: Jornalismo impresso, onde o
hipertexto não passou a ser usado somente a partir do advento do jornalismo
online. Ao invés da tecnologia dos links, o jornal impresso desenvolveu
técnicas análogas que podem quebrar a linearidade da leitura. Ele pode ser
encontrado no meio impresso, por exemplo, através de índices, rodapés,
remissões, legendas, boxes, caixas de diálogo, gráficos, entre outros; Segunda
Geração: Jornalismo online, A internet começou a ser utilizada com
finalidade jornalística de forma expressiva em meados dos anos 90, com o
desenvolvimento da Web. A partir daí, uma nova forma de informar e de se
relacionar com o público surgiu: o jornalismo
online. Num primeiro momento, esse jornalismo não passava
de uma transposição das matérias do jornal impresso para o meio digital. Em uma
segunda fase, os textos começam a investir nas tecnologias informáticas, nas
quais o link confere velocidade à conexão entre diferentes notícias. Os e-mails
surgem como forma de comunicação com o leitor. A interatividade faz com que o
leitor se sinta parte do processo e possa enviar sugestões/opiniões aos
jornalistas; Terceira Geração: Jornalismo colaborativo, o jornalismo colaborativo dá um passo a frente
do webjornalismo, na medida em que quebra as barreiras entre jornalista/leitor.
Surge a Web 2.0, termo que descreve o atual período da rede cuja ênfase passa
da publicação para a colaboração. Nela, a abertura dos hipertextos é levada ao
limite: os envolvidos compartilham a construção comum do texto. Outros pontos
que gostaria de destacar são as principais características do hipertexto: Intertextualidade;
Velocidade; Precisão; Dinamismo; Interatividade; Acessibilidade; Estrutura em
rede; Transitoriedade; Organização multilinear.
Nenhum comentário:
Postar um comentário